Especial GourmetA coxinha de frango do Bar do Ricardo

Uma coxinha feita com massa de batata, que tem a casquinha crocante, massa bem fina e recheio de frango está entre os salgados mais pedidos pelos frequentadores do Bar do Ricardo, que tem também aquele bolinho de carne e que ficará para um próximo post. A equipe do AssisCity Gourmet foi provar essa delícia e quem nos recebeu foi a proprietária Valéria Regina Abe Hona e seu esposo Carlos Mitsuo Hona. A coxinha é feita...
Bruna AssisCity4 de fevereiro de 2019

Uma coxinha feita com massa de batata, que tem a casquinha crocante, massa bem fina e recheio de frango está entre os salgados mais pedidos pelos frequentadores do Bar do Ricardo, que tem também aquele bolinho de carne e que ficará para um próximo post.

A equipe do AssisCity Gourmet foi provar essa delícia e quem nos recebeu foi a proprietária Valéria Regina Abe Hona e seu esposo Carlos Mitsuo Hona.

Valéria Regina Abe Hona e Carlos Mitsuo Hona

A coxinha é feita por eles, seguindo uma receita de família que Valéria aprendeu a fazer com a mãe. Um dos detalhes que dá o toque especial é que, ao invés de usarem só o peito do frango, o casal prepara a receita com o frango inteiro, tanto para fazer o caldo, quanto para que o recheio fique mais suculento. Depois de cozida, a carne é desfiada e refogada com tomate, cebola e outros temperos.

A coxinha tem uma massa bem leve e crocante, enquanto o recheio caseiro é bastante saboroso e com os ingredientes bem picadinhos. Para quem gosta de um toque apimentado, o salgado acompanha vinagrete com pimenta dedo de moça.

Coxinha de frango acompanha vinagrete apimentado que é sucesso entre os fregueses

“Temos clientes que vêm aqui e pedem o ‘molho’, que na verdade é esse vinagrete apimentado. No recheio da coxinha achamos melhor não colocar a pimenta, porque tem gente que não gosta, mas o vinagrete é um sucesso por aqui”, acrescenta Valéria.

O Bar do Ricardo fica nas proximidades do Mercado Municipal e existe desde 1973, sendo um dos mais tradicionais da cidade, ponto dos ‘converseiros’ de plantão de Assis. As portas são abertas logo no início da manhã, por volta das 6h30, e ao longo do dia as coxinhas são fritas na hora para servir os clientes famintos.

Ricardo e Tereza Abe, fundadores do bar

Valéria é filha de Ricardo, que dá o nome ao bar. Entre uma mordida e outra na coxinha, ela contou que o pai faleceu há sete anos e que a mãe atualmente está acamada, mas ela segue cuidando do estabelecimento que é uma herança de família.

O Bar do Ricardo funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h, e aos sábados das 6h30 às 12h. No domingo o bar não abre, assim como no último sábado do mês. O endereço é Rua Orozimbo Leão de Carvalho, 316, e o telefone de contato é (18) 3322-5676.

Deixe seu Comentário