Especial GourmetA cachaça e o licor do Engenho Fio de Ouro de Tarumã

Redação AssisCity11 de fevereiro de 2019

O Engenho Fio de Ouro de Tarumã existe desde 2007 e vem conquistando o público da região com suas produções artesanais dos derivados da cana-de-açúcar.

Fernando Manoel da Silva é o fundador do Engenho, negócio que ele administra juntamente com seu filho Renato. Ele conta que o preparo da cachaça começa já na escolha da variedade da cana-de-açúcar que será plantada.

“Há diversas qualidades e escolhemos a que consideramos oferecer o melhor sabor à cachaça. A escolha do adubo também é muito importante, pois se não for um adubo de qualidade, acaba interferindo no sabor final da bebida”, afirma.

Engenho Fio de Ouro produz cachaça, licor, rapadura e até caldo de cana

A colheita também é um passo importante, já que deve ser feita de forma adequada e cuidadosa para um melhor resultado do produto. A levedura, ingrediente essencial durante o processo de fermentação, também pode alterar o gosto da bebida. Por isso, tudo deve ser feito em dornas de aço inox, para não influenciar no sabor da cachaça.

Proprietário Fernando Manoel da Silva

Mas qual é a importância do armazenamento? Fernando explicou à equipe do AssisCity Gourmet que, se a cachaça ficar conservada em tonel de inox, será produzida a cachaça branca. Já aquela que é produzida em tonel de carvalho resulta na cachaça amarela.

Além das cachaças, o Engenho Fio de Ouro também produz outros derivados da cana-de-açúcar, como o licor, a rapadura e a novidade deste ano, que é caldo de cana.

O licor leva como ingredientes abacaxi e pimenta caiena, com um sabor bem marcante e adocicado.

“Como produzimos também a compota de abacaxi na propriedade, aproveitamos o caldo que sobra do preparo para a produção deste licor. Assim não temos desperdícios e agradamos os gostos dos clientes”, acrescenta.

Para Fernando, a produção de cachaça é como um vício misturado à alquimia.

“Assim como quem bebe não consegue ficar sem a cachaça, eu não consigo ficar sem a produção dela”, finaliza.

O Engenho Fio de Ouro está localizado na Avenida Paranapanema, Zona Rural de Tarumã. O espaço recebe visitação de quem deseja conhecer. Para isso, basta agendar um dia e horário pelos telefones (18) 3329-2978 e (18) 99798-8239.

Deixe seu Comentário