Especial GourmetBarraca da Baiana e seus mais de 50 sabores de tapioca

Redação AssisCity18 de fevereiro de 2019

Nascida em Itabuna, a baiana Regina Lúcia Paulo de Araújo já está em terras assisenses há cerca de 22 anos, dos quais 16 foram dedicados à sua conhecida Barraca da Baiana. O espaço fica localizado nas proximidades da antiga Estação Ferroviária, onde a equipe do AssisCity Gourmet encontrou mais de 50 opções de sabores de tapioca e tentou descobrir qual é o segredo desse grande sucesso.

Baiana no preparo da massa da tapioca

A tapioca, também chamada de goma, é uma fécula extraída da mandioca e representa um ingrediente tipicamente brasileiro. Na preparação é utilizado o polvilho doce, que vai se transformar na massa.

O polvilho doce é molhado com água e passado na peneira, para ficar bem fininho. O polvilho é colocado na frigideira aquecida, onde se junta e forma a massa, que é temperada com sal e espalhada levemente na frigideira seca.

A preparação não leva óleo, mas é preciso muito cuidado para não rachar a massa ao meio, porque os pedaços não se juntam novamente. Segundo Regina, “tem que ir com a mão bem de leve”.

Enquanto a massa está na frigideira, a baiana vai preparando os recheios, que podem ser salgados ou doce. Entre uma infinidade de opções, ela inventou diversas combinações para compor sua tradicional tapioca.

“Temos vários recheios. Entre doces e salgados, são mais de 50 sabores, mas o carro chefe é a de frango desfiado com catupiry, que continua sendo a tapioca mais pedida. Já entre as doces, de chocolate com morango é a preferida”, diz.

Tapioca de chocolate com morango é uma das mais pedidas

Regina conta que começou com o acarajé, mas os pedidos de tapiocas foram tantos que ela viu a oportunidade de expandir seu negócio. Dona de muito talento na culinária, ela aprendeu a fazer tapioca sozinha.

“Deixo um recado para aqueles que pretendem empreender: que não desistam do seu sonho. Tudo que você faz com amor dá certo! Fico muito feliz e me sinto glamurosa quando algum cliente vai visitar outros lugares e depois volta falando que até comeu tapioca, mas que não eram iguais as minhas porque elas são especiais. O segredo dos sabores da Tapioca da Baiana é o amor pela culinária. As pessoas pensam que sei cozinhar, mas eu sei fazer é acarajé e tapioca com recheios que valorizam o prato, mas o essencial mesmo é o amor”, finalizou.

Além dos sabores citados, outras opções que fazem sucesso entre os clientes da baiana são carne com queijo e bacon, pizza, carne seca e palmito, além de leite condensado com coco, Romeu e Julieta e prestígio.

Tapioca de frango com catupiry é sucesso na Barraca da Baiana

Interessados em conhecer a Barraca da Baiana podem entrar em contato pelo telefone (18) 3324- 8203 ou ainda solicitar via Whatsapp o cardápio pelo número (18) 99741-0387. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 16h às 0h.

Deixe seu Comentário