EnquetesEspecial GourmetEnquete AssisCity: A esfiha de carne da Tenda Árabe

Redação AssisCity25 de março de 2019

O Especial Gourmet do AssisCity perguntou e os internautas responderam: afinal, qual é a melhor esfiha de Assis? A enquete somou um total de 3.578 votos e a grande vencedora foi a esfiha da Tenda Árabe.

A nossa equipe foi até lá para provar a receita e descobrir o que a torna tão especial. E descobrimos!

O recheio mais pedido entre os clientes é o de carne, mas dá para escolher saborear as esfihas nas opções aberta ou fechada. A massa já merece um destaque logo de cara, porque é bem crocante por fora, ao mesmo tempo em que mantém a maciez e garante a suculência do recheio.

Nemitala José, Marlene e Nemitala José Ganem, gerações da família Boutros

A receita é feita há 26 anos pela matriarca da família Boutros, sempre do mesmo jeitinho e com os mesmos ingredientes. A massa inclui farinha de trigo, sal, açúcar, leite, água, fermento em tablete e manteiga.

“Tem gente que usa óleo, mas nós optamos pela manteiga porque a consistência da massa fica mais gostosa. A experiência de todos esses anos fazendo esfiha aparece no manuseio, já que abrimos a massa na mão sem usar cilindro”, conta Marlene José Ganem Boutros.

Outro segredo é que a carne deve ser bem limpa antes de moer, para ficar sem gordura e não atrapalhar a mordida. O recheio é colocado ainda cru na massa e depois a esfiha vai direto para o forno, onde fica cerca de 10 minutos assando no forno elétrico.

Massa é aberta sem cilindros e feita com manteiga

“Quando o cliente está com menos pressa, a gente sempre assa elas na hora e serve bem quentinha. A estufa tende a secar um pouco a massa, então ficamos sempre atentos a esse detalhe para oferecer o melhor. Tudo o que usamos nas receitas é o que usamos em nossa própria casa, porque é com qualidade que garantimos o sucesso entre os fregueses”, diz  o proprietário Nemitala José Ganem Boutros.

Além da carne moída, o recheio também inclui tomate, cebola, sal e o famoso tempero árabe. É esse ingrediente que dá o toque mais apimentado da esfiha e aquele sabor bem tradicional. É um tempero composto por pimenta do reino, pimenta branca, pimenta da Jamaica, canela, cravo e noz moscada, tudo moído junto.

Suco de coalhada com morango é um delicioso acompanhamento

As esfihas também acompanham pasta de alho e molho vinagrete, que arrematam seu sabor e sua suculência. E para quem gosta de uma bebida saborosa para acompanhar, a equipe do AssisCity também experimentou o suco de coalhada com morango e, oh, recomendamos!

O valor das esfihas de carne, abertas ou fechadas, é de R$6,00 cada. A Tenda Árabe funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. O endereço é Rua José Teodoro, 218, no Centro de Assis. Para mais informações e encomendas, o telefone é (18) 3322-4317.

 

Leia também – A conexão entre o Brasil e Líbano na Tenda Árabe

Esfiha de carne tem tempero árabe e massa feita com manteiga

Deixe seu Comentário