Especial GourmetCafé é a segunda bebida mais consumida entre brasileiros, mostra pesquisa

penze31 de maio de 2019

Uma pesquisa feita pela empresa Aocubo Pesquisa descobriu que a esmagadora maioria dos brasileiros tem um grande apreço pelo café, seja para interações sociais ou profissionais. É a segunda bebida mais consumida, ficando atrás apenas da água. O estudo identificou que há dois momentos para o consumo, o primeiro é mais moderado e ocorre entre os 18 e 35 anos. Já segundo se concentra em pessoas a partir de 40 anos de idade, com um consumo mais intenso.

Do total de lares brasileiros, 98% ingerem a bebida, o que demonstra a alta penetração no país. Em média, são três a quatro xícaras de café por dia. Torrado e moído são os mais consumidos, com 79% das respostas. Mas cappuccino, expresso e café solúvel também estão na preferência dos brasileiros. A pesquisa tinha o objetivo de entender e identificar os hábitos de consumo da população e ouviu cerca de 3,4 mil pessoas em todo o país.

Em média, brasileiros consomem de três a quatro xícaras de café por dia

Esse foi o mesmo resultado obtido por uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), coordenada pela Embrapa Café, realizada no período de novembro de 2013 a outubro de 2014. No período pesquisado, o consumo interno de café beneficiado no Brasil passou de 20,085 milhões de sacas de 60 kg para 20,333 milhões de sacas, aumentando, consequentemente, o consumo per capita, de 4,87 kg/habitante/ano para 4,89 kg/habitante/ano.

Evolução da cafeicultura

Todo esse crescimento foi proporcionado pela maior produção de café no país. O Informe Estatístico do Café, do Departamento do Café – Dcaf, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, demonstrou que houve uma expressiva evolução da cafeicultura no país desde 1997. Naquele ano, a área de cultivo era de 2,4 milhões de hectares, a produção, de 18,9 milhões de sacas de 60 kg e a produtividade, de 8,0 sacas/hectare, com o consumo per capita de 4,3 kg de café.

Em 2015, apesar de haver uma redução na área de cultivo para 1,9 milhão de hectares, em 2014 o país produziu 45,3 milhões de sacas, com produtividade de 23,3 sacas/ha. E o consumo per capita aumentou para 6,12 kg. Naquele período, a participação do Brasil no mercado mundial de café era de 32%. Durante todos esses anos de crescimento, o setor desenvolveu novas técnicas de cultivo e de produção, sem contar os mais de mil projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.

Deixe seu Comentário