Especial SaúdePular o café da manhã faz mal à saúde?

Redação AssisCity11 de outubro de 2019

Uma das frases mais escutadas quando se é criança é “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. Este mantra é repetido exaustivamente pelos adultos para estimular os filhos a comer de forma saudável. Mas será que essa frase é totalmente verdadeira? O assunto é controverso e divide especialistas — muito embora o consenso seja de que tudo depende do metabolismo de cada pessoa.

De fato, durante o sono, o corpo utiliza algumas reservas de energia para manter a restauração do organismo durante a noite. Um café balanceado, com frutas ou alimentos saudáveis, pode ajudar a recuperar esse “combustível”. Mas não significa que o corpo necessita impreterivelmente dessa refeição. Hoje, já existem dietas de jejum que funcionam em intervalos mais longos de tempo entre uma alimentação e outra.

Além disso, muitos acadêmicos questionam a intervenção da indústria de alimentos ultraprocessados nas pesquisas sobre a importância do café da manhã, o que gera ainda mais desconfiança sobre a hierarquização alimentar. Um estudo norte-americano analisou 50 mil adultos e percebeu que aqueles que tomavam café da manhã tinham menos índice de massa corpórea (IMC) do que aqueles que dispensavam a refeição.

O problema da pesquisa é que não ficou claro se era uma relação de causa e efeito, ou seja, não se sabe se os que burlavam o café da manhã tinham mais propensão à obesidade. Os pesquisadores que estudam o tema normalmente se debruçam sobre essa correlação entre tomar ou não café da manhã e o sobrepeso. Mas, por enquanto, não foi possível descobrir se tem a ver com a alimentação ou com a adoção de hábitos mais saudáveis.

Além da dificuldade metodológica, a ciência já demonstrou que existem pessoas com metabolismo mais ou menos acelerado, e isso impacta na vontade de se alimentar em um período mais curto ou mais longo de tempo. Dessa forma, existem aquelas pessoas que conseguem ser saudáveis sem café da manhã, enquanto existem aquelas que necessitam dessa refeição para ter energia durante o dia.

Para aqueles que gostam desse momento do dia, também não há nenhum problema: pode comprar uma cesta de café da manhã e desfrutar do que você tem à disposição, sempre focando no bem-estar e no equilíbrio. Invista em alimentos mais saudáveis e com maior saciedade, como fibras, e micronutrientes, incluindo vitamina C, ferro e cálcio. Evite alimentos ultraprocessados ou com muito sódio e açúcar.

Outros benefícios associados ao café da manhã são melhor funcionamento cerebral, incluindo concentração e linguagem. O conselho final é ouvir o próprio corpo. Cada indivíduo possui uma característica e uma forma de funcionamento. Por esse motivo, é importante observar os seus hábitos para descobrir o que se enquadra melhor para sua situação. Se for adotar alguma dieta diferente, como um jejum intermitente, também procure um médico ou nutricionista para saber se realmente você pode começar a realizar essa mudança, com base na sua saúde.

Deixe seu Comentário